Tema e Eixos Temáticos

Tema

Espaços sensíveis: geografias da percepção e da emoção contemporâneas.

 

 

Eixos Temáticos

 

1 - Espaços vividos e arte no cotidiano: múltiplas narrativas

Perfil dos trabalhos: Grafite, literatura marginal, performances, danças de rua, cultura popular, artistas populares

 

2 - Cartografias da percepção: arte e cultura nas representações geográficas

Perfil dos trabalhos: cartografia social e seus vínculos com grupos sociais, população tradicional e cultura. O campo de conhecimento da percepção. A relação entre arte e cartografia. Mapas tradicionais, infoviários e digitais. Cartografia e movimento social. Cartografias múltiplas: intervenções artísticas. Cartografias subjetivas. Cartografias literárias.

 

3 – Produção da subjetividade nos espaços rurais e urbanos e as lutas sociais na contemporaneidade

Perfil dos trabalhos: Ações socioculturais da juventude. Dimensões simbólicas de povos tradicionais e urbanos. O papel das festas e a sua relação com os símbolos. Místicas e movimentos sociais. Modos de enunciação da cultura urbana e rural.As questões de gênero na produção do espaço.

  

4 – Geografias, literaturas e educação

Perfil dos trabalhos: Aproximações, intersecções e mediações entre geografia e literatura. A dimensão educativa da literatura. Novas formas literárias e a dimensão do espaço e do tempo. A relação entre categorias geográficas e literatura ou educação. Narrativas literárias e geográficas.

 

5 – Ciberespaço, arte e meios de comunicação

Perfil dos trabalhos: O processo de comunicação em rede. O ciberespaço e a produção da subjetividade. Dimensões do sujeito, ideologia e produção do imaginário. Os meios de comunicação em várias escalas, midiológica, resistenciais. A sociabilidade contemporânea e o processo de comunicação das redes. Arte visual, arte digital. Impactos sociais da comunicação virtual.

 

6 – Geografia, cinema e geopolítica

Perfil dos trabalhos: dança, perfomances, teatro, mímica, música.