Ailton Krenak e Cristino Wapichana participam de mesa sobre literatura indígena
Programação SIGEOLITERART 2015
- Mesa indígena
Foi confirmada a presença dos escritores Ailton Krenak e Cristino Wapichana na mesa Literatura indígena: grafias étnicas, marcada para segundo dia do evento, 24 de outubro. O debate acontecerá ao final da tarde, das 16h30 às 18h.
Grafias étnicas: a mesa
Na mesa Literatura indígena: grafias étnicas será explorado o tema das fronteiras entre a literatura indígena e a não indígena. Identidade, conflito e visão de mundo serão os pontos pelos quais o escritor indígena analisará o que se escreve sobre os índios, apontando os principais desafios contemporâneos para os escritos e estudos literários nessa área.
Ailton Krenak
Pertencente à etnia krenak e originário do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, Ailton é reconhecido hoje como um dos mais destacados intelectuais e ambientalistas do país. Importante liderança política do movimento indígena que surge na década de 1980, Krenak teve parte de suas reflexões publicada no livro Ailton Krenak – Coleção Encontros, lançado este ano pela editora Azougue.
A obra, que reúne pensamentos do escritor, numa série de entrevistas e depoimentos editadas por Sergio Cohn, será também lançada na noite de inauguração do evento, no dia 23 de outubro. A sessão de lançamento terá início a partir das 21h, logo após a conferência de abertura do SIGEOLITERART 2015. Ailton Krenak é autor da narrativa “O eterno Retorno do Encontro” (leia aqui texto na íntegra), publicada no livro A outra margem do Ocidente, organizado Adalto Novaes (Cia das Letras, 1999).
Cristino Wapichana
Músico, compositor, cineasta, escritor e coordenador do NEARIN - núcleo de Escritores e Artistas Indígenas/INBRAPI. Nasceu em Boa Vista - Roraima. Em 2007, foi vencedor do concurso Tamoio de literatura pela FNLIJ com o texto A onça e o fogo. Um ano depois, foi indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República pelos trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira. Atualmente é aluno do Centro Universitário Unicarioca no Rio de Janeiro.
Mesas Redondas
As mesas redondas são uma das modalidades de atividades que compõem a programação do SIGEOLITERART 2015. Constituem espaço do evento para o debate teórico-político-estético plural, envolvendo diferentes paradigmas, áreas do conhecimento, instituições e pesquisadores de diversas regiões brasileiras e de várias partes do mundo. Elas têm como referência os seis eixos temáticos elaborados em torno do tema central do evento Espaços sensíveis: geografias da percepção e da emoção contemporâneas.
Serviço:
Assunto: Ailton Krenak e Cristino Wapichana participam de mesa sobre literatura indígena
Evento: 2º Simpósio Internacional e 3º Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte – SIGEOLITERART 2015
Data: 24 de outubro de 2015 (segundo dia do evento)
Horário: 16h30 às 18h00
Local: Auditório do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG – Campus Samambaia, Goiânia/GO
Contato: imprensasigeoliterart@gmail.com ou sigeliterart2015@gmail.com
Fonte: ASCOM SIGEOLITERART 2015